domingo, 16 de outubro de 2016

Acesso a Dados e Desempenho

A Microsoft continua investindo no desempenho do asp.net core e fazendo várias modificações nos fontes para garantir bons número na rodada 13 do techempower. O primeiro post que escrevi sobre isto foi o "Como está a preocupação do ASPNET 5(Core) em relação a desempenho?"

Em busca de comparar desempenhos, no acesso a dados, eles fizeram diferentes cenários tanto para consultas simples como consultas múltiplas:
DbConnection/DbCommand
EntityFramework
Dapper

Para fazer comparações dos números alcançados é possível baixar os fontes, executar e avaliar você mesmo, de toda forma vou esperar eles atualizarem os resultados e quando isso acontecer, atualizo o post.

O interessante de avaliar estes fontes é conhecer práticas que podem melhorar o desempenho de aplicações.

Entity Framework

Esta framework de ORM mantida pela Microsoft cria uma abstração que facilita muito o acesso a dados, mas como qualquer tipo de abstração pode gerar  problema de desempenho. Nos link Performance Considerations for Entity Framework 4, 5, and 6 e Entity Framework Performance and What You Can Do About It estão listadas boas práticas que podem melhorar o desempenho de acesso a dados.

Nos fontes do benchmark do asp.net core é possível ver o uso do NoTraking para os cenários de somente leitura de registros.

Dapper.Net

Este pacote, mantido pelo Stackoverflow, é um mapeamento de objeto simples para .net, com foco em desempenho. A ideia é escrever a query e chamar um dos 3 métodos estendidos do IDbConnection. Mais informações veja o Dapper no Github.

Nesta frame a query que vai ao banco é escrita numa string com o SQL, o que otimiza a execução o da query pelo Entity Framework, mas perde facilidades como a simples renomeações de colunas que o Linq e Entity Framework auxilia com um simples Refactor.

O post "Dapper vs Entity Framework vs ADO.NET Performance Benchmarking" fez um comparativo do Entity Framework, Dapper e ADO.net e, para o projeto e contexto específico da necessidade avaliada, a conclusão foi utilizar as duas frameworks:
The plan is to develop this project using Entity Framework, and later optimize to use Dapper.NET in certain scenarios where the system needs a performance boost. Yes, we are going with the slowest option to start.
"O plano é desenvolver este projeto usando Entity Framework, e depois otimizar para usar Dapper.NET em certos cenários onde o sistema precisa uma melhora de desempenho. Sim, nós vamos com a solução mais lenta para iniciar"  (Tradução Livre)